sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bolo Brigadeiro

Já fiz bolo para vários amigos, o mais pedido para comemorações é o de brigadeiro! 
Hoje dia 07 de outubro completo 29 anos e, me dei conta de que nunca fiz um bolo prá mim... Resolvi fazer o meu próprio bolo de aniversário e tinha que ser o de brigadeiro! 
ADORO!!! rsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrs
Quer saber com que gosto fica? Vem comigo que eu te passo a receita! =D
Bolo Brigadeiro 
Ingredientes da massa:
3 ovos
1/2 xícara de óleo (120ml)
1 xícara de leite (240ml)
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de achocolatado
1 colher de sopa de fermento
Ingredientes do recheio/cobertura:
1 lata de leite condensado (395g)
2 colheres de chá de margarina sem sal
5 colheres de sopa de achocolatado
1 lata de creme de leite
chocolate granulado (100g)
Ingredientes da calda:
1/2 xícara de leite (120ml)
2 colheres de sopa de achocolatado
1 colher de café de rum (opcional)

Para medir os ingredientes vc pode usar uma xícara de chá (240ml), a lata de leite condensado (395g/395ml), 1 jarra medidora, colheres ou até mesmo um conjunto medidor, tenho 2, o de colheres e um de xícaras, custou baratinho, comprei em uma loja de 1,99.






Modo de preparo da massa:
Quebre os ovos em um pote, esse passo é importante para verificar se estão bons, deixe descansar por 10 minutos e depois tire a pele (é o branquinho craquelado em cima da gema), fazemos isso para o bolo não ficar com gosto de ovo.
Misture os ovos, o óleo e o leite na batedeira, acrescente aos poucos o açúcar, achocolatado e o trigo, deixe bater por 5 minutos. Em seguida acrescente o fermento mexendo suavemente, apenas gire o botão da batedeira e está pronto. 
Unte e enfarinhe uma assadeira com margarina sem sal e trigo (não economize), despeje a massa, coloque para assar por 40 minutos a 200º C. Não abra o forno antes da hora!
A minha forma tem 30cm de diâmetro e 5 cm de altura, mas vc pode usar a que vc tiver em casa, só tem que ser de tamanho médio.


Modo de preparo do recheio/cobertura:
Misture todos os ingredientes, menos o creme-de-leite, em uma panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 10 minutos (ponto de brigadeiro). Desligue o fogo e misture o creme-de-leite.
Modo de preparo da calda:
Misture tudo em uma vasilha e reserve.
Quando vc desligar o forno, deixe o bolo lá por mais 5 minutos, feche as janelas da cozinha e em seguida abra metade da porta do forno e deixe esfriar mais 5 minutos, isso evita que o bolo “abaixe”. 
Com uma espátula ou uma faca sem ponta desgrude os lados do bolo da forma, coloque o prato em cima da forma e vire, coragem! Se vc untou a forma direitinho vai ser fácil! 
Montagem:
Corte o bolo ao meio, tenha calma, como ainda está quente é simples fazer isso devagar e com uma faca grande.
Agora vc deve umedecer uma parte da massa com a calda e, por cima rechear com brigadeiro e o granulado. Molhe também a outra parte da massa e monte o bolo, em seguida espalhe o brigadeiro como cobertura para o bolo todo, polvilhe o granulado e está pronto!!!
Se vc não tem um prato de bolo, desenforme na pia, corte e monte na forma mesmo! Eu não tenho prato grande e, hj voltando do mercado comprei um descartável em uma loja de embalagens no caminho de casa.
Encontrei essa receita no Google (não lembro do site) muitos anos atrás, com o tempo adaptei as medidas, sempre tento colocar menos ovos, açúcar e gordura, e enfim ficou assim!




São algumas etapas, eu sei, mas não é difícil, vamos lá, tente fazer e depois me conte como ficou!!! =D

4 comentários:

  1. Preciso fazer esse bolo... Parece tao bom!

    ResponderExcluir
  2. Fica bem fofinho! E o gostinho de chocolate!!! hum!!!! Faça mesmo, e depois me conte!!! =D

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia! Fiz o bolo... A massa eu fiz com menos acucar, e na calda eu nao coloquei rum. E apesar do meu brigadeiro sempre ficar embolotado, o bolo durou soh 2 dias, hehehe, eh tudo de bom esse bolo. Adorei. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc fez o bolo Elis!!! Se saiu td em dois dias é porque ficou bom, fico feliz!!! =D

    ResponderExcluir